LUTO

Comunidade católica de Itupeva lamenta morte do Papa Francisco

Morte do Papa foi anunciada de madrugada pelo Vaticano; Dom Arnaldo, Bispo Diocesano, preside missa ao meio-dia

Comunidade católica de Itupeva lamenta morte do Papa Francisco
Francisco foi primeiro Papa jesuíta Foto: Vaticano News

Comunidade católica de Itupeva lamenta morte do Papa Francisco

O mundo acordou hoje com a triste notícia da morte do Papa Francisco.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã (no horário do Vaticano, 2h35 em Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”, diz o comunicado do Vaticano.

O pontífice se recuperava após um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano. No Domingo de Páscoa, o Papa fez a sua última aparição abençoando milhares de peregrinos na Praça São Pedro, no Vaticano.

As redes sociais logo viram uma multiplicação de mensagens de lamentação pela perda do argentino de 88 anos Jorge Mario Bergoglio, o 'Papa do Fim do Mundo', como ele próprio se descrevera em março de 2013, ao ser eleito para comandar a Igreja Católica.

O Papado de Francisco foi marcado por posições firmes dele em temas 

buscou pontes com não-cristãos, trabalhava para aproximar a Igreja das pessoas ("Um pastor deve estar perto do seu rebanho"), e incomodava setores tradicionais da Igreja. Em 2023, por exemplo, ao receber  mulheres transexuais, disse que "elas são filhas de Deus". O grupo deixou a audiência chorando, após Francisco ter lhes estendido a mão para o gesto simbólico do beijo.

Assim que recebeu a notícia, o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, convidou clero, religiosos, seminaristas e fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre.

Uma missa será presidida por Dom Arnaldo ao meio-dia, na Catedral de Jundiaí, pela alma de Francisco.


Redação 21 de Abril de 2025